Consumo gera inúmeros benefícios para a saúde, como melhor funcionamento do intestino e prevenção de doenças
Cada vez mais, as farinhas integrais ganham o mercado com destaque para o sabor e a qualidade nutricional do produto. A grande diferença entre a farinha integral e a branca é que a segunda passa por um processo de refinamento, conforme explicamos neste artigo do blog.
Como a farinha integral não passa por refinamento, ela mantém as vitaminas, minerais e fibras que estão presentes na casca do grão. Como resultado, diversos benefícios para a saúde, como uma digestão mais lenta e uma saciedade maior, melhora do funcionamento intestinal devido à alta quantidade de fibras – salientando que a ingestão de água também deve aumentar, para o intestino não ressecar.
Além disso, de acordo com nutricionistas, a farinha integral fornece energia de forma gradual para o corpo, contribui para a imunidade, para o controle de peso, perda de gordura abdominal e previne doenças cardiovasculares. Bom demais, não?
Processo de produção
Para que tudo isso aconteça, a farinha integral passa por um processo diferente das farinhas brancas. Como ela não é refinada, a moagem acontece sem a separação dos componentes. Na Belarina Alimentos, a farinha integral é extraída da moagem do grão inteiro no moinho de pedra italiana, preservando os seus nutrientes.
No moinho, o grão é moído inclusive com a casca, e o trigo sai sem peneiramento. Esse diferencial proporciona uma farinha 100% integral e de alta qualidade.
A legislação atual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda está em desenvolvimento para deixar claro o uso do termo integral. Buscar por produtos que tenham especificado em seus rótulos a porcentagem de insumos integrais é o mais adequado para consumir produtos verdadeiramente integrais.
Uma dica é observar os primeiros ingredientes dos rótulos, visto que são listados da sua maior para a menor quantidade. Ou seja, se você busca pão integral, a farinha integral deve ser o primeiro componente da lista.
Selo Whole Grain
Como mencionamos acima, é difícil estabelecer se um alimento é realmente integral ou não. Para facilitar a vida do consumidor, o Whole Grains Council, entidade norte-americana que promove o consumo de produtos mais saudáveis e integrais, criou o selo Whole Grains Council, que certifica se os alimentos são integrais e os seus percentuais. São considerados grãos integrais aqueles que contém todas as partes essenciais e todos os nutrientes naturais do grão inteiro.
Recebem este selo as empresas que podem assegurar a qualidade dos seus produtos integrais, uma certificação internacional que comprova o compromisso da marca com os consumidores. Conheça os produtos da linha integral da Belarina Alimentos aqui.