Praticidade e economia estão entre os principais atrativos dos pães congelados
O mercado de panificação cresce a cada novidade e, pelo menos nos últimos cinco anos, o de pães congelados ganhou bastante destaque. Se o pãozinho francês já traz felicidade e ocupa tantas mesas brasileiras, um pão que une praticidade e sabor é melhor ainda.
De acordo com o Relatório de Inteligência do Sebrae de 2015 sobre pães congelados, o mercado mundial havia faturado R$ 11,3 bilhões em 2013, com uma estimativa de atingir R$ 32,5 bilhões até 2018, um crescimento de aproximadamente 7,1% ao ano.
Excelente opção para quem busca praticidade e otimização do tempo, o pãozinho congelado após assado tem a mesma consistência e sabor de um pão feito na hora. Então, por que não investir nele?
Principais vantagens
Trabalhar com o pão congelado traz inúmeras vantagens, tendo em vista que o processo de fabricação do pão não é rápido e que boa parte dos comércios alimentícios precisa iniciar sua produção antes do amanhecer, já que muitos brasileiros começam o dia com um pãozinho no café da manhã.
Além da economia no tempo dos padeiros e funcionários, é possível aumentar a variedade dos produtos, investindo em outros tipos e estilos de pães e aumentando o espaço no mercado. Afinal, a variedade e as possibilidades são grandes!
Outro ponto que merece destaque é a diminuição da perda do produto, já que torna-se viável assar determinada quantidade de pães sem desperdícios. A validade dos pães congelados também agrada muito e atrai interessados, pois eles podem ficar no congelador por até 120 dias.
Farinha especial e maquinário
Quem pretende aproveitar essa ascensão do mercado de pães congelados e investir ou implementar nas padarias, pequenos comércios, supermercados, entre outros, precisa pensar em algumas coisas para que o produto tenha qualidade e satisfaça seu consumidor final.
A massa é aerada e precisa de uma farinha especial para o preparo de pães congelados, além do controle de temperatura, para não perder forma e sabor. O processo é simples e acessível, mas é necessário um ultracongelador, para garantir que o pão seja congelado na temperatura correta, em torno de 40ºC negativos. Após isso, os pães podem ser conservados no congelador comum.
Além da facilidade para os comércios, é rentável revender o pãozinho congelado para o consumidor final, que poderá assá-lo em casa quando quiser e saborear desde o cheirinho do pão assando até ele pronto e quentinho para consumo.
Pães congelados e o crescimento do mercado