Você sabia que o pãozinho tem, ao menos, mais de 10 mil anos? E que ele tem inúmeros nomes pelo Brasil?
Um dos alimentos mais populares e antigos no mundo, o pão é praticamente unânime nas mesas brasileiras: estima-se que 97% da população do país seja consumidora de pão, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).
Não se sabe ao certo a data, mas cogita-se que o pão tenha surgido há mais de 12 mil anos na Mesopotâmia, juntamente com o nascimento do cultivo do trigo. Duros, secos e amargos, os pães da época nada se assemelhavam aos que temos hoje. Eles eram assados em pedras ou embaixo das cinzas, e lavados inúmeras vezes para serem ingeridos.
Curiosidades sobre o pão: quando o primeiro foi assado?
O primeiro pão assado em forno aconteceu anos depois, no Egito, em aproximadamente 7000 a.C. Já com o uso de fermento, o pão chegou na Europa em 250 a.C., tendo sua ascensão na França a partir do século XVII.
No Brasil, o pão chegou com os portugueses na colonização, mas só se popularizou por volta do século XIX. Na época, ele era mais escuro e bastante diferente dos pães europeus ou do que conhecemos hoje.
As primeiras padarias no país foram abertas na região sudeste, entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, rapidamente se espalhando para o restante do Brasil.
Variados nomes
Pão francês, cacetinho, pão de trigo… Cada região chama o famoso pão de forma diferente. Apesar dos inúmeros nomes, todo mundo entende o pão como o alimento que leva farinha de trigo, água, sal e fermento – além de suas variações para diversificação dos sabores.
Veja alguns exemplos de como encontrar o pãozinho nas padarias nacionais:
Rio Grande do Sul – cacetinho;
Santa Catarina – pão de trigo;
São Paulo – pão francês, pãozinho, média (Baixada Santista), filão (interior);
Minas Gerais – pão de sal;
Sergipe – jacó;
Ceará – carioquinha;
Pará – careca;
Paraíba – aguado;
Piauí, Manaus e Maranhão – massa grossa.
Outros tipos de pães
Além do pão francês, talvez o mais conhecido no Brasil, outros tipos também fazem sucesso nas padarias mundo afora, como a baguete e o croissant, famosos na França; o pão sírio ou pita, de origem árabe; além do pão integral, de forma, italiano, de centeio, de batata, australiano, ciabatta… E por aí vai!
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a origem e curiosidades sobre o pão? Conta para a gente qual não pode faltar na sua mesa!